sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O MÉDICO E O MONSTRO - ROBERT LOUIS STEVENSON





SINOPSE: O MÉDICO E O MONSTRO relata a história dramática de um conceituado médico, dr. Jekyll, criador de uma poção capaz de trazer à tona o lado mais obscuro de sua personalidade. Jekyll passa a viver a sua identidade real com a do amoral Mr. Hyde. Dessa forma, relativiza todas as questões que dizem respeito ao bem e ao mal, ao correto e ao incorreto. Um desfecho inesperado, porém, revela ao médico a capacidade dominadora do monstro e põe em risco sua própria vida.



RESENHA: O livro do Desafio Literário é com o tema Terror, por isso o livro que escolhido foi o Médico e o Monstro, nunca tinha lido, mas dizem que é uma obra -prima do autor Robert L. Stevenson, ele já escreveu outro livro muito conhecido que é a ilha do tesouro, que por sinal também não li, estou meia atrasada mas leituras e nas resenhas pois vocês sabem como é a vida corrida que temos trabalho, faculdade, essas coisas... Mas estou organizando , se Deus quiser , coloco meu blog em dia. Acho que a maioria já ouviu falar desta história , até em desenho animado já foi feito  sobre ele.
Voltando ao livro, na época em que ele foi lançado fez um sucesso pois ele aparentava ter um lado bem sombrio. A história é narrada por vários personagens, dando suas opiniões sobre a trajetória do enredo.
A história Começa com Gabriel Utterson , advogado do Dr. Jekyll, estranhando muito o conteúdo proposto em seu novo testamento, deixando tudo para esse desconhecido Sr. Hyde , em caso de morte ou desaparecimento. Com passar da história  coisas estranhas acontecem deixando o Sr. Utterson com pressentimento com ruim em relação esta amizade do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde. A aparência desse Sr. Hyde traz muita repugnância nas pessoas que cruzam seu caminho.

"Mr. Hyde era pálido e pequenino. Dava a impressão de ser deformado, enora não tivesse qualquer anomalia visível. Tinha um sorriso desagradável. Comportara-se diante do advogado com uma espécie de combinação fatídica de timidez e audácia, e falava com uma voz rouca, sussurrada e algo entrecortada . Todas essas características eram negativas, mas mesmo reunidas não davam conta de explicar a repulsa, a aversão e o medo que Mr. Utterson passara a ter por ele."(pág. 22)


Só que um fato vira o ponto marcante da história, fato este que se descobre é um assassinato que aconteceu de uma forma muito brutal, o principal suspeito é o Sr. Hyde, pois uma testemunha presenciou a cena toda do crime, sendo assim ele passa ser procurado pela polícia e acusado de homicídio.

" (...) Logo em seguida, os olhos dela pousaram no outro, e surpreendeu-a reconhecer nele um certo Mr. Hyde, que dada vez visitara seu patrão e por quem ela desenvolvera uma imediata antipatia. Tinha nas mãos uma pesada bengala, com a qual estava brincando; mas não chegou a responder uma única palavra, e parecia ouvir com uma mal contida impaciência. Então , subitamente foi tomado por um acesso de fúria batendo com ois pés, brandindo a bengala, agindo igual a um louco. O cavalheiro idoso recuou um passo, com o ar de alguém bastante surpreso e um tanto magoado, e aquele Mr. Hyde perdeu totalmente o controle, cobrindo-o  de pauladas até derrubá-lo no chão. no instante seguinte , com a fúria de um símio, estava pisoteando a vítima e despejando sobre ela uma chuva de pancadas, sob a qual os ossos se partiam de forma audível e o corpo caía no meio da rua. Diante do horror daquela visão e daqueles sons, a criada desmaiou (...) ( págs. 28 e 29)

Sr. Utterson logo procura pelo Dr Jekyll para que ele possa explicar o que está acontecendo, este apenas fala que estava muito errado sobre a pessoa do Sr. Hyde, que é para ele anular o testamento feito, pois estava sobre a influência do Sr. Hyde. Sendo que o Dr. Jekyll que antes tinha abandonado sua vida de antes, volta a fazer tudo aquilo que gostava de fazer que era os jantares com os seus amigos, ajudar as pessoas mais necessitadas. e nunca mais se ouviu falar do Sr, Hyde. Depois de alguns meses alguns fatos misteriosos e estranhos, começaram acontecer, mas vou deixar vocês na curiosidade pois se eu contar também tudo, perde a graça em ler o livro.

Há única coisa que posso acrescentar nesta resenha é que Dr. Jekyll começou ter uma face boa e outra má, através de uma fórmula química que ele mesmo produziu em seu laboratório.

É uma história ótima cheia de suspense, tem uma pintada de terror, você acaba ficando fascinado pela história, querendo ler página por página para saber o que aconteceu no final. O livro possui apenas 87 páginas é bem fininho, uma leitura rápida, capa é que não achei assim tão bonita. Este é mais um livro que recomendo para leitura!!!







Um comentário:

  1. A julgar pelas resenhas altamente positivas sobre esse livro, tenho mesmo que lê-lo. Dica anotada!

    ResponderExcluir

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...