quinta-feira, 23 de agosto de 2012
QUEM FOI NELSON RODRIGUES ????





NELSON FALCÃO RODRIGUES MAIS CONHECIDO COMO NELSON RODRIGUES, NASCIDO EM RECIFE EM 23 DE AGOSTO DE 1912, COMPLETARIA 100 ANOS DE VIDA SE NÃO TIVESSE FALECIDO EM 21 DE DEZEMBRO DE 1980 AOS 68 ANOS, CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTANTE DRAMATURGO, JORNALISTA E ESCRITOR QUE O BRASIL JÁ TEVE, VAMOS AQUI RELEMBRAR  UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE HOMEM.
EM 1912 NASCIA NELSON EM RECIFE,  SE MUDOU PARA  O RIO DE JANEIRO EM 1916. TRABALHOU NO JORNAL A MANHÃ EM QUE SEU PAI ERA PROPRIETÁRIO, DURANTE ALGUNS ANOS FOI REPÓRTER POLICIAL, TENDO ASSIM ACUMULADO EXPERIÊNCIA PARA COMEÇAR A ESCREVER SUAS PEÇAS EM RELAÇÃO A SOCIEDADE. NA INFÂNCIA  NELSON ERA FANÁTICO POR ROMANCES DO SÉCULO XIX NESSA MESMA ÉPOCA DESCOBRIU SUA PAIXÃO PELO FUTEBOL NA ADOLESCÊNCIA ACABOU SEGUINDO OS SEUS IRMÃOS NA REDAÇÃO DE UM JORNAL CRÍTICA NESTE MESMO JORNAL ACONTECERIA UMA TRAGÉDIA COM SEU IRMÃO ROBERTO APÓS UMA REPORTAGEM, ESTE ACABOU LEVANDO UM TIRO, NELSON ACABOU TESTEMUNHANDO O CRIME E VIU SOFRIMENTO DE SEU IRMÃO, ATÉ ESTE VEIO A FALECER. SEU PAI DEPRIMIDO PELA MORTE DE SEU FILHO FALECE ALGUNS MESES DEPOIS. UM TEMPO DEPOIS A GRÁFICA E REDAÇÃO DE CRÍTICA FECHA, DEIXANDO ASSIM A FAMÍLIA RODRIGUES COM PROBLEMAS FINANCEIROS, ANOS DIFÍCEIS COM FOME E PREJUÍZOS CAUSADOS PELA TUBERCULOSE. NELSON COMEÇA TRABALHAR N0 JORNAL  O GLOBO ATRAVÉS DA AJUDA DE ROBERTO MARINHO, EM 1932 VIRA REPÓRTER OFICIAL DO JORNAL. O ESCRITOR DESCOBRE QUE CONTRAIU A TUBERCULOSE, VIAJA PARA O SÃO PAULO, PARA SE TRATAR NO SANATÓRIO NA CIDADE DE CAMPOS DO JORDÃO, TRATAMENTO ESSE PAGO PELO ROBERTO MARINHO, NELSON FICANDO GRATO POR ELE PELO RESTO DA SUA VIDA. DEPOIS DE RECUPERADO, NELSON VOLTA PARA O RIO DE JANEIRO E COMEÇA TRABALHAR NA SEÇÃO DE CULTURAL NO JORNAL E DEPOIS VIERAM OUTROS CARGOS TENDO UM MAIOR DESTAQUE NO JORNAL.
CASOU-SE COM ELZA BRETANHA. EM 1940 PASSOU ESCREVER SUAS PEÇAS TEATRAIS E CONTINUOU COM SUA FUNÇÃO NO JORNAL. SEU PRIMEIRA PEÇA FOI A MULHER SEM PECADO, NÃO FOI UM GRANDE SUCESSO NA ÉPOCA, DEPOIS VIERAM O VESTIDO DE NOIVA QUE MARCOU A VIDA DE NELSON RODRIGUES POIS FOI UM SUCESSO ABSOLUTO.ASSIM NELSON COMEÇOU A ESCREVER CONTOS, ROMANCES, CRÔNICAS E ENTRE OUTROS TEXTOS.
EM MEADOS DOS ANOS 70, SUA SAÚDE COMEÇA A PIORAR COM PROBLEMAS CARDÍACOS  E GÁSTRICOS, ALÉM DISSO COMEÇOU OS ANOS DA DITADURA MILITAR ONDE SEMPRE  APOIOU, SEU FILHO NELSON RODRIGUES FILHO VIRA GUERRILHEIRO E SEU CASAMENTO COM ELZA CHEGA AO FIM E NESSE MESMO PERÍODO COMEÇA SEU RELACIONAMENTO COM LÚCIA CRUZ COM QUEM TEM UMA FILHA, DANIELA, ESTA NASCEU COM PROBLEMAS MENTAIS.
EM 1980, NELSON COM SEU 68 ANOS FALECEU EM DECORRÊNCIA DE SEUS PROBLEMAS CARDÍACOS , SENDO ENTERRADO NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA.
LOGO AQUI EM BAIXO COLOQUEI ALGUNS NOMES DAS OBRAS QUE ELE ESCREVEU, FRASES QUE FALOU.

PÉROLAS  DE NELSON RODRIGUES:
"O brasileiro é um feriado"
"Na vida, o importante é fracassar"
"A Europa é uma burrice aparelhada de museus"

TEATRO
1) A mulher sem pecado
2) Vestido de noiva
3) Álbum de família
4) Os sete gatinhos
5) O beijo no asfalto
6) Bonitinha , mas ordinária
 entre outras;

ROMANCES
1) Escravas do amor
2) Minha vida
3) Asfalto selvagem - conhecido como Engraçadinha
4) O casamento

CONTOS
1) Cem contos escolhidos - A vida como ela é...
2) A vida como ela é - O homem fiel e outros contos
3) A dama do lotação e outros contos e crônicas

CRÔNICAS
1) Memórias de Nelson Rodrigues - 1967
2) A cabra vadia - 1970
3) Fla-Flu... e as multidões despertaram - 1987

NOVELAS
1) sonho de amor - TV Rio - 1964
2) Engraçadinha.... Seus Amores  e Seus Pecados - TV Globo - 1995
3) A Vida Como Ela é - TV Globo - 1996



0 comentários:

PROMOÇÕES

Seguidores

PROJETO COM AMOR POR FAVOR SEM FLASH!

BOOK TOUR

BOOK TOUR

BOOK TOUR

Quem sou eu

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

FAN PAGE

TWITTER