quarta-feira, 30 de março de 2022

Na corda bamba - Kiley Reid

                                           DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)

 MÊS:  MARÇO

    "Um livro escrito e protagonizado por mulher negra"



LIVRO: NA CORDA BAMBA
AUTORA:  KILEY REID
EDITORA: ARQUEIRO
 EDIÇÃO: 2020

SINOPSE:

Certa noite, num supermercado de um bairro rico, Emira Tucker, uma jovem negra que trabalha como babá, é abordada por um segurança que a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha branca que está com ela. Uma pequena multidão se reúne, alguém faz um vídeo da situação e a comoção só termina quando o pai da criança aparece.

Alix, a mãe de Briar, fica chocada com o ocorrido. Bem-sucedida e dona de uma marca envolvida na luta pelo empoderamento feminino, ela decide que Emira merece justiça e resolve fazer de tudo para que isso aconteça.

A própria Emira, porém, só quer deixar a história para trás. Aos 25 anos, trabalhando sem carteira assinada e prestes a perder o seguro-saúde, ela está às voltas com os desafios da vida adulta e a última coisa que quer é ser exposta pela divulgação dessas imagens.

Mas, quando uma parte do passado de Alix vem à tona, ela e Emira são confrontadas com verdades que podem mudar para sempre o que elas pensam uma sobre a outra e sobre si mesmas.

Um romance essencial para os tempos atuais, Na corda bamba fala sobre como o racismo e o privilégio afetam as relações interpessoais no dia a dia. Com uma narrativa vibrante e provocativa, é também uma reflexão sobre como a necessidade de "fazer a coisa certa" pode nos colocar, às vezes irreversivelmente, no caminho errado.


RESENHA:

Na Corda Bamba, é um livro com uma dinâmica muito boa, uma leitura leve, a autora sobre abordar muito bem os assuntos como o racismo e as relações interpessoais do dia a dia dos personagens. O livro se alterna com narrativas dos personagens de Emira e de Alix, podemos notar que há um contraste em relação as duas realidades de ambas as personagens. A história é passada bem leve  e envolvente. 

O livro fala em situações que as pessoas como Emira passam em suas vidas como os conflitos em relação à sua classe e a sua raça. A parte que mais me cativou foi a relação afetiva entre a Emira e a menina Briar , uma relação saudável e inocente, acima de qualquer tipo conflito existente em suas vidas.
Em relação a personagem Alix , ela sofre de diversos conflitos existentes em sua vida , como seu  comportamento em relação a Emira e como lida afetivamente com suas filhas no dia a dia, além da sua perspectiva em relação ao seu corpo, suas atitudes acabam sendo muitas vezes inocentes e ao mesmo tempo sofrem críticas em alguns pontos da história.

Amei a escrita da autora, espero ler outros livros dela.

Classificação 5.0

Beijos até a próxima leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...