sábado, 30 de junho de 2012

CONTATO - CARL SAGAN

     

SINOPSE: Literatura Estrangeira - Ficção Científica
Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais - sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do Universo.  Esse é o ponto de partida de Carl Sagan , que aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações - menos a indiferença. Em " Contato", o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos como quem faz uma aposta, Sagan....


RESENHA: O livro "Contato" é do autor Carl Sagan, é o primeiro livro do autor que leio, este já virou filme com os atores Jodie Foster e Matthew Macconaughey . ele fez um grande sucesso na época. O livro pode ser considerado um Chicklit de ficção científica, ele foi escrito por uma cientista e por sinal a personagem principal do livro, seu nome é Ellie Arroway que através do programa conduz vários telescópios espalhados pelo planeta, que certo dia descobrem uma mensagem enviada pelo rádio que vem além da Estrela Vega e que esta mensagem leva pelo menos 26 anos - luz para ir e voltar. O livro nos ensina várias matérias sobre astronomia, física, matemática e entre outras. ele nos traz detalhes da personalidade da cientista Ellie, desde sua infância até sua fase adulta, quando se tornou uma grande cientista.
O que falar de nossa personagem , é uma pessoa normal, cheia de defeitos, que desde de pequena compreendeu o tempo quando tinha apenas três anos, sua mãe é compreensiva , seu pai Ted foi quem estruturou sua personalidade. Quando seu pai morre , um pedaço de Ellie parece morrer com ele. Com o intuito de tornar -se uma renomada Física, ela foca seus esforços para ser uma brilhante estudante. Ela descobre algo que pode abalar o mundo , foram estabelecidos contatos extraterrestres, então agora o mundo precisa se preparar para algo importante. Claro que O Contato é um romance então não poderia faltar um né? Então a Doutora Ellie e Ken Der Heer, um consultor de Ciências do Governo dos Estados Unidos, vivem um romance, ninguém podia imaginar esse outro lado da Doutora, de mulher carente apesar  de sua profissão onde é domínio dos homens, sempre levando a vida profissional em primeiro lugar e deixando de lado os seus sentimentos, talvez isso possa ter ocorrido pela sua relação complicada com seu padrasto e sua mãe, a morte de seu pai quando ainda era pequena.
O livro é ótimo , apesar de algumas vezes não entender aqueles termos técnicos de física e outras matérias que o livro proporciona ao leitor.
Recomendadíssimo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...