quinta-feira, 31 de maio de 2012

O DISCURSO SECRETO - TOM ROB SMITH


Olá, pessoal venho aqui postar mais uma resenha do Desafio Literário 2012 do mês de Maio, o livro escolhido foi O Discurso Secreto do autor Tom Rob Smith, ainda não conhecia nenhuma obra deste autor, gostei muito do estilo dele contar a história , este livro é continuação do livro Criança 44 ( ainda não li), Então vamos a história do livro, Liev  ex agente da MGB, trabalhando atualmente num Departamento de homicídios, agora possui duas filhas adotivas: Zóia, a filha mais velha , que tem muita dificuldade de convivência com Liev e Raíssa e Elena , a filha mais nova mais receptiva em relação aos carinhos dados por Raíssa e Liev. O tempo também mudou , Stalin morto e seu sucessor escreve um discurso condenando todos os atos praticados na época de Stalin e este faz a promessa que o tempo de violência acabou , dai começa a trajetória do livro, o povo russo começa se revoltar contra o governo culpando -os por serem os causadores de seus sofrimentos. Liev começa a enfrentar os demônios de seu passado como agente da MGB, sofrendo horrores como a vingança proporcionadas por uma  das pessoas, chamada de Fraera, que ele tinha prendido anos atrás quando ainda trabalhava para segurança do Estado.Seu pesadelo começa no momento que sua filha mais velha é sequestrada, para tentar resgatá-la , ele é levado para um dos campos de trabalho forçado para poder libertar Lazar, esposo de Fraera ou como quando foi presa Anísia.Nesse campo ele é torturado, passa por todos os sofrimentos sofridos pelas pessoas ali presentes  que já passaram   e sentiram na pele aquela dor.. Bom o livro é ótimo, o autor está de parabéns pois a escrita é maravilhosa, sendo um livro policial com fundo histórico, dando assim um ar de realidade para o enredo.A história em si é maravilhosa, realmente te prende do início ao fim, a cada página você fica curiosa para saber como ficará a vida de Liev, Raíssa, Elena e Zóia , narra direitinho como eram feitas torturas na época nas pessoas , 
Merecidamente devemos destacar dois personagens na história que Fraera, por buscar a vingança , seu personagem é a prova como uma pessoa pode mudar seu caráter devido ao sofrimento que lhe proporcionaram, sempre guiada por ódio  que sente no coração por Liev. e a Zóia, por está no meio do conflito,pois ela tem mil razões de não gostar  de Liev, por acusá-lo  ser um dos assassinos da morte dos seus pais.
Bom fica a dica quem quiser ler este livro, comece pelo livro Criança 44, depois aventure-se pelo O Discurso Secreto, Já ia esquecendo parece que tem um outro livro com o mesmo personagem Liev Demidov o nome é "Agent 6", só que ainda não sei se está lançado aqui no Brasil. Espero que tenham gostado da resenha. Até próxima resenha!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...