quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CLARICE LISPECTOR



Olá Meninas(os)!!


Hoje a escritora escolhida foi  Clarice Lispector, vamos mencionar aqui a  sua vida e suas obras.
Começaremos pela sua origem, Clarice nasceu na Ucrânia, ex- União Soviética, no dia 10 de dezembro de 1925 ou como outras pesquisas feitas pela vida da autora dizem que foi em 1920. Nascida em uma família judia,onde vivia com seus pais e suas duas irmãs mais velhas. A intenção de seus pais eram desembarcar no continente da América do Norte, mas acabaram no Brasil, mas preciso em Alagoas, nessa trajetória da família , Clarice só tinha apenas 2 meses de idade,depois foram todos para o Recife, passando assim toda a infância e uma parte da adolescência. Seu pai trabalhava no comércio não passavam necessidades financeiras, apreciava a música e a leitura. Clarice estudou em escola pública, a morte prematura da mãe parece ser uma das marcas mais presentes em suas obras. 
Desde cedo Clarice Lispector desenvolveu o gosto pela leitura, quando pequena tinha desejo de ler o livro Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato,só que suas condições financeiras não permitiam que adquirisse o livro, na época havia uma colega de turma que possuía o livro, mais por maldade e crueldade a menina nunca emprestava o livro, Clarice só conseguiu lê-lo graças a intervenção da mãe da colega.
Seu desejo de escrever veio a partir de seu grande prazer  em ler. Na infância já inventava histórias , tentou publicar alguns textos no Diário de Pernambuco na seção infantil. Clarice sempre gostou de ler romances de Dostoilvski, Herman Hesse e Katherine Mansfield (esta foi a escritora que mais impressionou Clarice).em 1937 Clarice muda para o rio de janeiro com seu pai e suas irmãs para o bairro da Tijuca, cursou o Segundo Grau no Colégio Andrews e depois frequentou o Curso de Direito, trabalhando nessa época como jornalista e tradutora  escrevendo para revistas e para o jornal A Noite.
Seu primeiro romance foi no ano de 1942, se naturalizou brasileira em 1943, casou-se com o diplomata carioca Mauri Gurgel Valente. No esmo ano publicou Perto do Coração Selvagem. Seu primeiro romance recebeu um prêmio. Seus livros seguintes até 1960 são escritos no exterior, publica seu primeiro livro infantil, O Mistério do Coelhinho Pensante. Clarice teve dois filhos Pedro e Paulo e separou -se de seu marido em 1959, Clarice Lispector escreve O Lustre. Já conhecida de um público mais amplo, que lia suas crônicas no Jornal do Brasil e lhe mandava cartas, Clarice publica em 1969 um polêmico romance: Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres. Há várias referências ao isolamento de Clarice nos últimos anos de vida. Lutando contra um Câncer e afastada do convívio familiar e intelectual, escreve fragmentos e simultânea suas últimas obras, A Hora da Estrela e o póstumo Um Sopro de Vida na mesma época fora escritos os contos " A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais" e " Um Dia a Menos" publicados postumamente. A autora sempre foi avessa a entrevistas, mantendo-se sempre discreta, mais em janeiro de 1977 contrariando seus hábitos, ela comparece a uma emissora de tevê para participar de um programa cultural e aceita gravar um longo depoimento (único cedido à tevê).
Clarice ainda consegue acompanhar a publicação de A Hora da Estrela, meses antes de falecer em 08 de Dezembro de 1977.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...