terça-feira, 31 de julho de 2012

A HORA DA ESTRELA - CLARICE LISPECTOR






SINOPSE: Último livro escrito por Clarice Lispector, A Hora da estrela é também uma despedida. Lançada pouco antes de sua morte em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. N. ( a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para a Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.


RESENHA: O Livro deste mês no Desafio Literário 2012, era resenhar algum livro do Prêmio Jabuti, o meu escolhido foi A Hora da Estrela  que é uma obra de Clarice Lispector, sendo este um dos últimos livros que a escritora escreveu em vida, apesar  dela ser uma escritora maravilhosa nunca tinha tido oportunidade de ler alguma obra sua.
A Hora da Estrela, conta a história da personagem Macabéa moça alagoana de 19 anos, orfã,  franzina, semi-alfabetizada e ignorante . a personagem não está adequada com a vida na cidade grande. Seus pais morreram quando ainda era pequena, foi criada por uma tia, que não lhe cuidava bem e com quem se mudou para Maceió, algum tempo depois para o Rio de Janeiro.
Com a morte de sua tia, passou a dividir uma vaga de quarto com outras moças, que nem conhecia, viviam num cortiço que ficava na Rua do Acre, local este que viviam as prostitutas. A personagem dormia mal, estava sem com fome e o nariz também sempre entupido, se vestia com grande frequência com uma camisola suja.
Sua grande satisfação era ligar o rádio que pegava emprestado para ouvir o rádio - relógio que dava hora certa e as curiosidades culturais. Fez um curso de datilografia rápido, conseguindo emprego num escritório, seu chefe todo dia avisava que ia mandá-la embora pois não servia para o serviço pois errava demais, além de fazer muita sujeira nos papéis.
Macabéa, fazia suas refeições , quer dizer mal se alimentava, no botequim da esquina. Tinha uma mania de colecionar coisas como:anúncios e fotos de artistas, colocava tudo em um álbum. Uma vez em cada mês ia ao cinema.
Certo dia Macabéa resolve faltar ao emprego, pois queria descansar as costas, mentindo assim ao chefe dizendo que ia ao dentista. Quando suas colegas de quarto saíram para trabalhar, Macabéa  se via sozinha pela primeira vez , tinha o quarto só para ela, depois de muito dançar e rodopiar, resolveu fazer um passeio. Este passeio enfim conheceu Olímpico, o encontro foi como uma cena de filme, os dois se olharam por entre a chuva e reconheceram com dois nordestinos, bichos da mesma espécie que farejam. ele a olhava enxugando o rosto molhado com as mãos. E a moça, bastou -lhe vê-lo para torná-lo imediatamente sua goiaba com queijo.(p. 53)
Olímpico de jesus era paraibano, trabalhava em uma metalúrgica e dorme numa guarita, possui um canino de ouro e matou alguém no Nordeste que dava orgulhos.
Assim começava o namoro de Macabea e Olímpico, eles tomavam café nos bares, chegaram há ir no zoológico, ela apaixonada formavam um casal de classe o metalúrgico e e ela datilógrafa. Só que teve um imprevisto acontece que Olímpico conheceu Glória, a colega de escritório de Macabéa, ele começou a fazer comparações entre elas: Glória uma moça estenógrafa, branca, largos quadris, cabelos pintados de louros, verdadeira "carioca da gema", com possibilidades de prazer e de ascensão social, enquanto que Macabea e a "Virgindade Murcha" ,apresentava atributos. Olímpico rompe com ela, começa a sair com Glória. ela volta para sua solidão, começa tomar aspirinas pinta sua boca com um batom, de vez em quando reza. Decide ir o médico, ele avisa que ela está com tuberculose, aconselha que coma espaguete, depois de alguns dias, Glória aconselha Macabéa procurar a cartomante Carlota, empresta o dinheiro . 
A cartomante recebe a Macabéa com carinho, algo que ela não conhecia, prevê que ela terá grane predições, uma delas é que terá um marido estrangeiro e rico, saí de lá espantada com o futuro cheio de esperanças.
Só que pelo destino, Macabéa ao atravessar a rua , um automóvel a atropela, bate a cabeça na quina da calçada sangrando.
A personagem em seu delírio pensa no carro luxuoso sendo o começo as predições previstas pela cartomante, aos poucos encolhe-se como um feto, morre ali na rua e para ser ignorada por todos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...