quarta-feira, 12 de junho de 2013

DIA DOS NAMORADOS - NO PASSADO E NOS DIAS ATUAIS

Bom pessoal todo mundo sabe que hoje é o Dia dos Namorados, então resolvi fazer post especial, espero que vocês gostem e não esqueçam de comentar sobre ele no final!!



Todos sabemos que muita coisa mudou desde do tempo passado, aqueles namoros no portão de casa , hoje viraram namoros virtuais através do computador. As cartas de amor foram substituídas pelas postagens nas redes sociais. A internet fez tudo mudar e evoluir, as pessoas geralmente na internet fazem coisas que jamais fariam pessoalmente é tal "efeito desinibidor". A internet veio para facilitar as coisas. para gente. Certo vocês devem de está perguntando o que isso tem a haver com o Dia dos Namorados??? Tudo né, Amor e Internet andam juntos!! Então resolvi contar aqui para vocês a evolução do Dia dos Namorados com o passar dos anos e incluindo algumas músicas, livros e filmes que tem haver com cada época.


Quem não se lembra que os casamentos eram por conviniência, os tais arranjados pelos pais, no início do século XX. isso tudo mudou ( graças a Deus, ninguém merece casamento arranjado) os jovens começaram a se conhecer em bailes, confeitarias e agremiações.Vocês pensam que era fácil?? Não, marcação naquela época era cerrada, sob os olhares severos  do pai da moça. Os mais corajosos se arriscavam em serenatas em baixo das sacadas das janelas de suas pretendentes. 


LEITURA: " A PARADA DA ILUSÃO", DE JOÃO DO RIO (1910):
A dama loura olhou-o profundamente, teve um leve suspiro, e ainda indagou:
- Como se chama?
- Túlio.
- Venha dar-me banho.
Infinitamente alegre com a aventura, Geraldo seguiu para o oceano a dar banho na dama loura, e quando voltou estava a arrebentar de riso. Não é que a mulherzinha o tomava mesmo por banhista? Entretanto, o imprevisto do caso acendia-lhe o desejo de continuar. Sim, continuaria. E falou ao dono da casa de banhos. O homem, um italiano velho, não gostava de patifarias no estabelecimento. Mas, como era ele, Geraldo, consentia. Os outros riam a perder, um pouco envaidecidos porque, afinal, um estudante era tal qual eles. E Geraldo, que não dissera a coisa na escola por um certo pudor, não faltou mais. Logo cedo lá estava no estabelecimento, de pés nus, calção de meia, camisa aberta. A dama loura chegava sempre às seis e meia.


MÚSICA: " OS NAMORADOS DA LUA", DE CHIQUINHA GONZAGA & MÁRIO PINHEIRO (1902):

ANOS 10: Nessa época os rapazes começaram combinar alguns códigos para que pudessem ter algum tipo de liberdade ou como diziam flertar, os sinais era do tipo: dar uma baforada num charuto, limpar o suor da testa e coçar a ponta do nariz significava  desinteresse , expectativa e vigilância. As mulheres usavam outro tipo de código o da linguagem das flores: rosa, lírio e tulipa, queriam dizer "temo, mas te espero",  " Começo a te amar"  e " Declaro-me a ti". Naquela época só os homens davam a iniciativa.

MÚSICA : " ROSA", de PIXINGUINHA & OTÁVIO DE SOUZA (1917)


ANOS 20: Quem já ouviu falar das "ALCOVITEIRAS" ? Sim são essas mesmas, aquelas pessoas que desempenham papel de mediadora no relacionamento amoroso do casal, geralmente era alguma tia, prima, sempre ajudando levando alguma carta de amor ou acompanhava moça ao encontro do rapaz para tomar um sorvete.

MÚSICA: " GOSTO QUE ME ENROSCO", de SINHÔ (1929)




ANOS 30: Época que o rapaz já podia sair com a moça, claro com consentimento do pai, se aprovado, mais sempre acompanhado por alguém da família e só até as 9 horas da noite. Ainda existia o tabu da virgindade na época.

MÚSICA: " CARINHOSO" de PIXINGUINHA & JOÃO DE BARRO (1937)



FILME: "LUZES DA CIDADE", de CHARLES CHAPLIN (1931)



ANOS 40: Os jovens estavam mais soltos, pois já era permitidos namorar no portão de casa, mas vigilância ainda continuava pelo pai da moça. Os namoros só ia até o beijo na mão, beijo na boca, nem pensar !!! Os cuidados com a reputação da moça eram muitos, por isso que o namoro no portão não era demorado e o fim do namoro era um ato de vergonha pois surgiam suspeitas sobre a reputação da moça.

LEITURA: " STELA ME ABRIU A PORTA", de MARQUES REBELO (1942)


MÚSICA: " ATIRE A PRIMEIRA PEDRA", de ATAULFO ALVES & MÁRIO LAGO ( 1944)



FILME: "CASABLANCA", de MICHAEL CURTIZ (1942)



ANOS 50: Com passar dos anos o namoro foi evoluindo, do portão passou para o sofá da sala, a liberdade ainda continuava proibida, nessa época era escolhida uma pessoa, sabe aquele termo "segurando vela " veio daí, para que ficasse de olho no casal, para evitar que eles se acariciassem por cima da roupa,( isso mesmo por cima da roupa, pode acreditar!!!) Senão ficavam como má fama de " vassourinha", "maçaneta" e entre outros.

LEITURA: "AMOR", de CLARICE LISPECTOR (1960)



MÚSICA: "MINHA NAMORADA', de VINÍCIUS DE MORAES & CARLOS LYRA (1960)


FILME: " A DAMA E O VAGABUNDO". de WALT DISNEY (1955)




ANOS 60: O surgimento da pílula anticoncepcional no Brasil, fez com que os jovens mantessem relações sexuais sem preocupação com o amanhã. Era do Paz & Amor, "É proibido, proibir". Foi uma evolução para os jovens que começaram a frequentar faculdades e clubes  e as moças que aparecesse grávida , saiam de casa ou mudavam de cidade.

MÚSICA: "NAMORADINHA DE UM AMIGO MEU", de ROBERTO CARLOS (1966)


FILME: "LOVE STORY", de ARTHUR HILLER (1970)



ANOS 70: Foi uma época em que os beijos ficaram mais íntimos e demorados, as carícias mais íntimas, porém foi uma época em que não acreditavam mais no amor para sempre, a virgindade deixou de ser um tabu para os jovens, ela já não era assim tão importante. 

LEITURA: "HISTÓRIA DE AMOR EM CARTAS", de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (1975)

MÚSICA: "JOÃO E MARIA", de CHICO BUARQUE & SIVUCA(1977)








FILME: " GREASE - NOS TEMPOS DA BRILHANTINA", de RANDAL KLEISER( 1978)




ANOS 80: Veio a descoberta da AIDS, com isso fez que os jovens pensassem mais sobre seus comportamentos sexuais, sendo a camisinha o item mais importante entre os casais. Também foi o ano que foi criado o primeiro site de relacioamento virtual.

LEITURA: "EMANUEL", de LYDIA FAGUNDES TELLES (1981)

MÚSICA: "O ÚLTIMO ROMÂNTICO", de LULU SANTOS (1984)


FILME: " HARRY & SALLY - FEITOS UM PARA O OUTRO, de ROB REINER (1989)



ANOS 90: O namoro passou a ter outros meios principalmente a internet, como salas de bate-papo, sites de relacionamentos, onde por muitas vezes proporcionavam encontros virtuais. No mundo atual passaram  a usar o termo " Ficar" , onde quer dizer que uma pessoa pode ficar com várias pessoas, sem compromisso, sendo assim a maioria das pessoas quase não namoram mais, a onda é procurar maior números de pessoas para ficar.

LEITURA: " HISTÓRIAS DE GENTE E ANJOS", de LYA LUFT (2000)

MÚSICA: " A NAMORADA", de CARLINHOS BROWN (1995)



FILME: " MENSAGEM PARA VOCÊ", de NORA EPHRON (1998)


ANOS 2000: As cartas de amor  passaram a ser  os torpedos enviados pelos jovens, onde pedem MSN uns dos outros pois pedi o telefone caiu em desuso para os jovens.

LEITURA: "AMOR É PROSA, SEXO É POESIA", de ARNALDO JABOUR (2003)


MÚSICA: "JÁ SEI NAMORAR", de ARNALDO ANTUNES, MARISA MONTE E CARLINHOS BROWN (2002)




FILME: "500 DIAS COM ELA", de MARC WEBB (2009)



DIAS DE HOJE: O que falar dos dias atuais? Podemos começar pela era da internet  que ferve em relação a paquera virtual, tem sites para todos os gostos(sexo casual, relacionamento de "fachada"), além de que o jeito de pensar dos jovens são bem difrentes dos anos anteriores, foram mudando com passar do tempo agora o casal jovem podem dormir juntos dentro da casa dos pais, sempre com algumas regras de convivência imposta pelos pais.

Espero que vocês tenham gostado do post!!
Beijos
@ninh@
*dados informativos tirados da revista almanaque saraiva

5 comentários:

  1. Muito criativo! Adorei, flor!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanta mudança né, bom post

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei o post, cheínho de informações!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  4. Tem uma tag pra você lá no blog:)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Falar da evolução no namoro também é uma forma, peculiar, de falar da mudança sócio comportamental, mas é bem interessante. Principalmente que abrange uma questão que gosto de frisar: apesar de hoje ter um contato físico entre o casal mais liberal e intenso, por outro lado,em minha opinião, os cortejos são mais frios e distantes. Talvez por ser mais velho. Sou da fase que menina usava diário e trocávamos cartinhas(essa eu sempre amei. Como era bom a sensação de receber a mesma).
    "STELA ME ABRIU A PORTA", foi,sem dúvida a melhor obra de MARQUES REBELO, donde retrata da forma mais clara a rotina e costumes do subúrbio carioca.
    E um filme que marcou, e muito,a futura tendencia de mudança amorosa foi: Amores Eletrônicos (Electric Dreams) , de Steve Barron(1994).

    ResponderExcluir

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...